quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cavalos selvagens, lutai!



O que comemorar no dia sete de abril? Bem, nesta data a classe jornalística comemora o seu dia. E continuamos na guerra pelo reconhecimento da categoria, em pleno apogeu da informação como arma estratégica política e social.

A quem interessa o esmagamento do jornalista, enquanto interlocutor principal do processo comunicacional nos dias de hoje? Bem, é até bem fácil responder a isso. Contra o reconhecimento deste profissional aparecem encabeçando a lista os déspotas, os tiranos, os ludibriadores, os charlatães, os enganadores, os picaretas da palavra, os corruptos.

E por que fazem isso? Ora, o fazem porque o jornalista é um investigador por excelência. O jornalista é um arquiteto da metodologia ortográfica focada na informação científica, como forma de libertar e dar dignidade evolutiva ao ser humano.

É o jornalista o profissional que estuda os mecanismos comunicacionais, mas principalmente, prioriza o ser humano e não o Control C-Control V dos preguiçosos oportunistas. É o jornalista o porta-voz da democracia, e, por isso mesmo, um perigo para as elites dominantes.

Senhores, não há na história da humanidade nenhum país que tenha evoluído, sem que sua imprensa fosse respeitada. E, reconheçamos, o Brasil estará sempre caminhando para trás, enquanto uma meia dúzia de pilantras insistir em amordaçar o jornalista, acorrentando-o, desmerecendo sua importância.

Se faz com o jornalista a mesma coisa que se faz com cavalos selvagens: doma-se, tirando-lhe primeiro a dignidade, depois a dor das esporas de aço, por fim resta ao animal, a condição se tornar cavalgadura, para permanecer vivo.

Mas quem faz isso com o jornalista, o faz, obviamente, com sua gente. Sem opinião o cidadão vira povo e se as pessoas têm opinião hoje em dia, é porque o jornalista respira.

Mesmo que tentem dobrar o jornalista, jamais o conseguirão, pois no dia em que isso acontecer, morre o país, morrem as pessoas, sobrevivendo cavalgaduras no pasto para carregar seus donos no lombo.



Gilmar Luiz Monticelli
Jornalista Formado.

2 comentários:

  1. Putz!
    Eu não li nenhum post e nem esse q estou comentando,
    é que fiquei feliz de ver q o blog está voltando...
    até deu saudades do tempo q cuidei dele...
    Isso ai gente! manda v!!!!!!!!!!!!!!
    Agora vou ler os posts!e logo logo mandar o endereço do "nosso" blog.
    Bjssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa e verdadeira a sua matéria, Gilmar Luiz. Concordo plenamente. Pena que nem todos os Estados e Municípios reconheçam o quanto é importante ter o jornalista profissional diplomado. Os políticos e pessoas sem informação consideram qualquer um (basta ter uma câmera e a internet a mão), que já é imprensa. Não precisa ter MTB, nem o suporte que nós jornalistas diplomados temos.


    Visite: http://oblogdoguardiao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir