segunda-feira, 26 de abril de 2010

Jovens sem acesso às redes sociais apresentam sintomas similares à abstinência química, diz estudo

Um experimento da Universidade de Maryland, nos EUA, privou estudantes de contato com redes sociais e equipamentos eletrônicos durante um dia e constatou que alguns jovens desenvolveram síndrome de abstinência similar à de dependentes químicos.
Duzentos estudantes de 18 a 21 anos colaboraram com o estudo "24 hours:Unplugged" (24 horas: Desconectado, em livre tradução) e deixaram de utilizar qualquer equipamento (celular, smartphone, TVs, iPods, Laptops etc) ligado a mídias eletrônicas e redes sociais.
De acordo com o experimento, os resultados foram semelhantes aos observados em usuários com dependência de drogas. Na descrição de suas sensações, os participantes usaram termos como "desejo incontrolável", "muita ansiedade", "apreensão extrema", "tristeza profunda", "tensão e loucura".

"São as mesmas reações observadas em usuários dependentes de drogas e álcool", conclui o estudo. "Os universitários americanos, hoje em dia, são dependentes de mídias", analisou a professora de jornalismo da Maryland, Susan Moeller, coordenadora do experimento.
Ainda segundo a pesquisa, mensagens de texto via celular e o Facebook são os meios mais utilizados pelos jovens americanos para estabelecer comunicação. Em segundo lugar estão as ligações telefônicas e os e-mails.

"Renunciar à tecnologia equivale a renunciar à vida social para esses estudantes", diz a professora. "Os estudantes reclamaram que era muito chato ir para qualquer lugar ou fazer qualquer coisa sem ouvir os MP3", de acordo com o relatório, segundo informa o Guia do Estudante.

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/04/26/imprensa35230.shtml

Post: Rafa Pille

Nenhum comentário:

Postar um comentário