quarta-feira, 17 de março de 2010

Blogs e blogueiros, novas experiências


O texto a seguir foi publicado no site do Portal Imprensa, no dia 9 de julho de 2009 pela jornalista Lucia Faria - Pós-graduada na Universidade de São Paulo (USP) em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, comanda desde 2002 sua própria agência, a Lucia Faria Inteligência em Comunicação.

Os blogs têm provocado mudanças significativas na vida dos assessores de comunicação. Eles pululam a cada dia, seus autores dão pitacos descompromissados, falam das marcas de nossos clientes, formam opinião das pessoas. Ou seja, são os chamados influenciadores, que tanto as empresas querem atingir. Tornaram-se um público importante com o qual queremos conversar, mas todo cuidado nessa hora é pouco.

A abordagem dos assessores de comunicação (e cada vez mais a aplicação do termo "assessores de imprensa" cai por terra) tem de ser franca, direta, sem tentar camuflar suas intenções. Não se pode passar por outro, inserir comentários como se fosse um internauta comum só para publicar uma opinião favorável ao seu cliente. Mas a experiência demonstra que ainda há muito a aprender.

Pela primeira vez um dos meus clientes decide montar uma "sala de blogueiros" num evento. Será na feira Brazil Promotion, que acontece no começo de agosto em São Paulo. Perto da sala de imprensa a organização montará uma estrutura confortável de trabalho para atender essas pessoas. O pioneirismo tem seu preço e depois do evento vou voltar ao tema aqui para contar os aprendizados dessa experiência. Desde já posso adiantar que serão enviados textos diferenciados a esse público, com uma comunicação mais personalizada e focada no perfil de cada um.

Espero que os esforços gerem resultados, mas já tivemos também experiência não tão bem sucedida com blogueiros. Convidamos recentemente um deles, voltado ao mercado publicitário, para participar de um evento no Rio de Janeiro. O único a ter esse privilégio. Na hora combinada, perdeu o voo e voltou para casa. Sobrou a sensação de falta de compromisso levado ao extremo. Temos todos muito a aprender.

Fonte: Portal Imprensa

Post: Rafa Pille

Nenhum comentário:

Postar um comentário