quinta-feira, 25 de março de 2010

Opositores de Hugo Chávez usam Twitter como fonte alternativa de informação na Venezuela

A rede de microblogs Twitter tem se tornado um meio alternativo de informação na Venezuela, em meio às ações do presidente Hugo Chávez contra veículos de comunicação. Existem mais de 200 mil contas ativas do Twitter, o que faz da Venezuela um dos países latino-americanos com mais "twiteiros".

Segundo informou a agência Reuters, jornalistas e opositores ao governo de Chávez têm utilizado em massa o serviço, que permite a postagem de mensagens de até 140 caracteres. Para eles, o Twitter é visto como uma forma de expor suas opiniões políticas, em um país com problemas de cerceamento à imprensa.

"O Twitter não vai mudar tendências eleitorais, não vai convencer alguém a mudar seu voto. O que está, sim, mudando é a forma de se comunicar e se organizar dos usuários, dando-lhes um poder e uma presença informativa inéditos", disse Luis Carlos Díaz, do Centro Gumilla.

Para analistas, o Twitter pode ser tornar uma importante ferramenta da oposição em busca de votos nas eleições legislativas que acontecem em setembro. Segundo eles, o percentual elevado de usuários com telefone celular (80%) favorece a propagação do serviço no país. No início deste ano, estudantes e oposição coordenaram, por meio do Twitter, vários protestos contra a iniciativa de Hugo Chávez de suspender a licença de transmissão da RCTV.

Fonte:http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/25/imprensa34623.shtml

Post: Rafa Pille

Nenhum comentário:

Postar um comentário