segunda-feira, 15 de março de 2010

Brasileiros veem imprensa como ferramenta de combate à corrupção, aponta estudo

Uma pesquisa realizada pelo instituto Análise revelou que 91% dos brasileiros acreditam que a imprensa atua no combate à corrupção. De acordo com o levantamento, para 50% dos entrevistados, jornalistas e veículos de comunicação são os principais meios de combate a irregularidades no país.

A pesquisa, realizada a pedido do jornal O Estado de S.Paulo, mostrou ainda que 97% das pessoas ouvidas são favoráveis a investigação e exposição de denúncias em casos envolvendo corrupção.
De acordo com o estudo, 69% acreditam que a imprensa é apartidária e 88% confiam na credibilidade dos veículos na revelação de irregularidades. Para nove em cada dez entrevistados, as empresas não devem ser submetidas a nenhum mecanismo de controle.

Na avaliação de Alberto Carlos Almeida, diretor do instituto, a pesquisa demonstra a credibilidade da imprensa e mostra o descrédito da população a outras instituições.

"Em termos de combate à corrupção, os cidadãos se veem representados e assistidos pelos meios de comunicação, mas eles esperam resultados, e é aí que o papel do Judiciário deixa a desejar", disse Almeida. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/15/imprensa34367.shtml

Jornalistas...
Vocês que atuam na área acreditam mesmo nesta pesquisa???
E se acreditam nos números da pesquisa, estão de acordo que a imprensa atua no combate a corrupção?
Ou essa pesquisa deveria ser feita com profissionais da área e não com leitores???

Filme que assisti neste fim de semana que pode ajudar a responder as perguntas.
"Cidade do Silencio" com a Jeniffer Lopez e Antonio Banderas fazendo papel de jornalistas investigativos. ( Prestar atenção na parte do filme em que Lauren Adrian ( Jennifer Lopez) volta do México para a redação nos E.U.A na tentiva de impedir o seu chefe de se vender e não publicar a materia) Será q ela consegue?????

Texto: Rafa Pille
Post: Rafa Pille

Nenhum comentário:

Postar um comentário